Wade Watts / Parzival é o personagem principal de Jogador Nº 1 interpretado por Tye Sheridan.

Nome: Wade Owen Watts
Avatar: Parzival
Data de nascimento: 12 de agosto de 2025
Idade: 18 anos
Signo: Leão
Ocupação: administrador do OASIS e ex-gunter

Descrição:

Wade é um garoto pobre e órfão que mora nas pilhas de trailers em volta de sua cidade que fica na região metropolitana de Oklahoma. No OASIS, Wade se chama Parzival, uma homenagem a Percival, o cavaleiro do rei Arthur, famoso pela sua busca do Santo Graal. Ele dedica sua vida a encontrar o easter egg de James Halliday.

História:

Wade é filho de dois refugiados que se conheceram nas pilhas de trailers. Seu pai (nome não apresentado na história), foi morto a tiros, supostamente enquanto saqueava uma mercearia durante uma queda de energia; já sua mãe, Loretta, ocupava dois cargos em tempo integral no OASIS, um como operadora de telemarketing, outro, como escolta virtual durante à noite. No livro, Wade explica que sua mãe utilizou o OASIS para cuidar do filho durante o trabalho, tanto que foi ela que apresentou, criou o primeiro avatar e ajudou Wade a se conectar com o OASIS,e foi lá, com jogos interativos e outras ferramentas que começou a paixão do jovem pela tecnologia.

Quando Wade tinha cerca de 11 anos, Loretta morreu de overdose, e ele à encontrou ouvindo música em um MP3. Após sua morte, ele foi obrigado a morar com sua tia Alice, que convivia com namorados abusivos, e outras pessoas no qual ela alugava quartos em seu trailer. Wade afirmou que ela não cuidava dele, e a única razão por ela estar aceitando ele em seu trailer era porque Wade recebia vales alimentação. Mas Wade passava muito pouco tempo em seu trailer, só dormia e comia; a maior parte do seu tempo ele passava em seu esconderijo secreto.

Depois que Wade encontrou o easter egg de Halliday, ele se tornou uma das pessoas mais ricas do mundo e também ganhou as habilidades do Anorak no OASIS, que incluía pontos de vida ilimitados.

Easter Egg:

Após o anúncio do easter egg de James Halliday, Wade se tornou uma das milhares de pessoas que abdicaram de suas vidas “normais” para se tornarem Gunters (caçadores de easter egg) em tempo integral. Esses usuários ficaram obcecados para aprender tudo sobre James Halliday e sua história para encontrar o easter egg e ganhar toda sua fortuna. Um Gunter tem que localizar as três chaves que foram colocadas em lugares diferentes do OASIS, essas chaves darão entrada a três portões. Depois de localizar as três chaves e portões, é preciso passar por um teste para ver se o jogador é digno de receber a fortuna de Haliday.

Conforme indicado no Almanaque de Anorak, o conhecimento da cultura pop dos anos 80 é fundamental para localizar as chaves. Wade, dentre muitos outros, mergulhou em inúmeros programas de televisão, vídeogames, romances de ficção científica, histórias em quadrinhos e mais. Ao longo dos anos, Wade acumulou uma coleção mental e digital de milhares de itens e informações. Ao longo de cinco anos, Wade e os milhares de Gunters estiveram atrás da primeira chave, a Chave de Cobre, no qual suas únicas pistas foram um poema dado no Almanaque.