Aech é intepretado por Lena Waithe

Nome: Helen Harris
Avatar: Aech
Idade: aproximadamente 18 anos
Ocupação: Gunter, Combatente de Arena

Descrição:

Aech é um dos personagens principais de Jogador Nº 1. Ele é o melhor amigo de Wade, embora os dois nunca tenham se encontado pessoalmente. Wade afirma que sempre teve uma grande conexão com Aech. No início, Wade e Aech compartilham muitas informações e interesses, como filmes, músicas, vídeogames e James Halliday. Sua busca compartilhada pelo easter egg provocou uma competição amigável com Aech, e por isso eles passavam um bom tempo discutindo sobre a cultura pop e as descobertas do Almanaque, a caça e garotas.

Aech também frequentou a escola pública de OASIS nº 1172.

No mundo real, Aech é uma garota afro-americana chamada Helen Harris. Ela usa uma aparência masculina caucasiana no OASIS a fim de ser respeitada mais facilmente pelos demais jogadores.

OASIS:

Dentro do OASIS, Aech é um concorrente PvP. Wade observa que seu amigo é um dos membros mais bem classificados das ligas existente por lá. Isso explica o motivo de Aech conseguir pagar uma grande sala de bate-papo: o porão.

No início do livro, é mencionado que Aech é mais popular que Art3mis.

Personalidade:

Helen, ou Aech, é extremamente intelectual e dedicado. Isso pode ser observado pelo seu ranking competitivo dentro do OASIS e seu conhecimento de “elite” sobre videogames. Ela também parece ser rápida e bem humorada, isso já foi demonstrado no porão entre conversas com Wade/Parzival e i-r0k.

Vida real:

Fora do OASIS, Aech é uma garota afro-americana. Ela tem cabelos curtos e escuros. Quando Aech e Wade se encontram pessoalmente, Wade percebe que o sorriso no rosto é idêntico ao do Avatar. Seu verdadeiro nome é Helen Harris e ela tem cerca de 18 anos.